DICA DO MÊS

Boa tarde, e aí pessoas, como estão? Bom, novembro começou, o que sinaliza o que? FIM DO ANO!!! Graças a Deus com novembro vem as entreg...


Boa tarde, e aí pessoas, como estão? Bom, novembro começou, o que sinaliza o que? FIM DO ANO!!! Graças a Deus com novembro vem as entregas dos trabalhos, as provas (não é tão "graças a Deus"), mas logo depois as férias!!!! Mal estou aguentando!!

Bem, enquanto novembro ainda pede licença para alguns, resolvi indicar um livro que terminei a poucos dias e li sem conseguir parar, e resolvi coloca-lo como Dica Literária do mês pra vocês. Conheçam Talvez Um Dia.


Meu primeiro contato com esse livro foi em inglês. Minha Soul Sister (sim Rafaela, eu estou falando de você) veio perguntar se eu já conhecia um livro chamado Maybe Someday e tal, toda aquela conversa de "AI MEU DEUS, VOCÊ PRECISA LER ESSE LIVRO". OK! Eis que D. Rafaela me enviou o PDF em inglês. Eu lia um dia e três não, até que chegou meu aniversário, e o que eu ganhei??? Exatamente! Um exemplar lindo e maravilhoso e mais uma vez a frase "AI MEU DEUS, VOCÊ PRECISA LER ESSE LIVRO". Agora, eu não tinha mais como fugir. Não que eu tenha tentado antes.

Nós nunca devemos julgar o livro pela capa, mas o fato de conter uma partitura nela me chamou MUITA atenção. Então, penso eu: "Ok Ritta, vamos ler o livro. Rafaela não indicaria algo ruim pra você", e eu nunca estive tão certa em toda a minha vida. Virou um dos meus queridinhos. Então, vamos ao livro.


Imagine que no dia do seu aniversário você descobre que sua melhor amiga tem um caso com seu namorado! Pois é, foi esse o presente de aniversário de 22 anos de Sydney. Ela tinha uma vida tranquila: dividia um apartamento com sua melhor amiga da faculdade, estudava o que queria, (mesmo que a família não apoiasse) e tinha um namorado que ela julgava ser o cara ideal. A noite, Sydney apenas sentava em sua varanda e ouvia as melodias que seu vizinho do apartamento a frente, Ridge, tocava no violão calmamente, enquanto ela, involuntariamente, escrevia letras para as melodias, coisa que Ridge não estava conseguindo mais fazer, mas ele nunca soube que ela escrevia algo, até perceber que ela cantava enquanto ele tocava. Após algumas (muitas) mensagens de texto, Sydney envia uma de suas composições para Ridge e ele simplesmente AMA o que ela escreve e que aquilo poderia ser a cura para o seu bloqueio criativo.

Após tal revelação embaraçosa sobre seu namorado e sua melhor amiga, Sydney sai do apartamento e Ridge oferece o seu como abrigo. Agora que ele tem Sydney debaixo do mesmo teto que ele, talvez ele consiga ter músicas legais para enviar para a banda do irmão. Eles poderiam compor juntos, e tudo seria mais normal. Tudo seria ótimo: ela trabalharia com algo que adora e ele não teria mais bloqueio criativo. Sim, seria a solução perfeita se eles não sentissem uma atração que colocasse em risco a amizade que estava surgindo e o relacionamento de 5 anos de Ridge com sua namorada. Eles nunca poderiam ficar juntos nessas condições, pois ela não queria ser igual a sua ex-melhor amiga, e ele não queria ser igual ao ex-namorado de Sydney. Ridge não considerava a ideia de terminar seu relacionamento e ambos sabiam que essa atração deveria ser um segredo e que só era exposto nas composições que ambos trabalhavam. 

"Não tenho dúvidas de que 
seríamos perfeitos um para 
o outro, Sydney. Mas nossas 
vidas não são perfeitas para nós."

Sydney se redescobre ao viver com o cara que sempre observou a distância; as questões morais de ambos são postas no livro, principalmente as de Ridge, que se vê num conflito tão grande que nem nós mesmos sabemos se o certo é ele ficar com Sydney ou manter o seu relacionamento. 
O livro é escrito a partir dos pontos de vista de Sydney e Ridge, e não sei se fui só eu, mas as páginas do ponto de vista de Ridge são muito mais impactantes. O convívio entre eles e as coisas que vão acontecendo naturalmente nos fazem refletir até sobre nós mesmos e confesso que gera até um certo incômodo. Não é fácil ter o coração dividido, e Colleen Hoover expressa esse sentimento de maneira magnífica através de Ridge e tudo que compõe o cenário da história ao redor.


Classificado como New Adult, esse romance me surpreendeu mais do que o esperado. Eu gostaria muito de dar alguns spoilers sobre os personagens (principalmente sobre Ridge), mas eu não posso fazer isso ou estragaria todo o livro. Relutei para lê-lo apenas por preguiça, mas depois que comecei percebi que tem algo na escrita de Colleen Hoover que nos vicia! O livro é um retrato PERFEITO de duas pessoas se conhecendo e se apaixonando. De maneira leve e sutil você é inserido na história e quando percebe... Tarde demais! Você já se apaixonou por todos os personagens.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTÍSSIMA: Por se tratar de música, temos acesso às composições dos personagens no próprio livro, mas também temos acesso a música por completo: melodia, voz... Tudo. No livro há um QR Code onde você pode ter acesso a TODAS as músicas. São em inglês, mas isso é apenas um detalhe. Obs 2: uma alma caridosa disponibilizou as músicas na internet. O interessante é ler o livro e ir ouvindo as músicas medida que elas vão aparecendo nas páginas. É lindo! <3

Vocês podem encontrar o livro em vários sites online, assim como em inúmeras livrarias físicas.

Informações:
Editora: Galera Recorde
Ano: 2016
Páginas: 368
Edição: 1ª

Invistam nessa história. A cada página uma surpresa, e a cada surpresa... É, simplesmente, perfeito.

Beijos e até mais!!

RELACIONADOS

0 comentários

tags